Para Brasileiros:
O curso de mestrado é franqueado a qualquer portador de título de curso de graduação realizado em instituição reconhecida pelo MEC.
O processo seletivo é realizado em três etapas, conforme descrito a seguir:
- Primeira etapa – resultado do teste ANPAD de acordo com os critérios que estarão definidos no Edital de seleção (ETAPA ELIMINATÓRIA).
- Segunda etapa – análise do perfil acadêmico do candidato que será avaliado de acordo com o Barema que constará no Edital de Seleção (ETAPA CLASSIFICATÓRIA).
- Terceira etapa – prova objetiva envolvendo conhecimentos de Contabilidade Financeira e Contabilidade Gerencial (ETAPA ELIMINATÓRIA).
Os detalhes do processo seletivo são apresentados no EDITAL DE SELEÇÃO.
Para Estrangeiros:
O processo de seleção de candidatos estrangeiros é realizado com base nas normas da UFBA e em critérios estabelecidos pelo Colegiado do curso. Para tanto, é necessário que os interessados atendam as seguintes exigências:
- ser cidadão de país com o qual o Brasil mantenha relações diplomáticas;
- não possuir visto permanente no Brasil;
- apresentar diploma de graduação em curso superior;
- apresentar certificado de proficiência em língua portuguesa (Celpe-Brasil);
- apresentar curriculum vitae.
Há duas formas de ingresso de alunos estrangeiros no Curso de Mestrado em Contabilidade da UFBA:
- Através do Programa PEC-PG, patrocinado pela CAPES e CNPq.
- Através de processo seletivo específico realizado diretamente pelo PPGCONT/UFBA.
Os interessados que desejem obter uma “Carta de Aceitação” prévia deverão encaminhar para a secretaria do PPGCONT os seguintes documentos:
- Projeto de Pesquisa (máximo de 10 páginas). O mesmo deve ser compatível com nossa linhas de pesquisa;
- Curriculum Vitae;
- Histórico Escolar e diploma de maior titulação obtida com consularização em Embaixada ou Consulado Brasileiro caso os cursos tenham sido realizados fora do Brasil; e
- Carta de apresentação (máximo de 2 páginas) explicando as razões que levaram a escolher o nosso programa.
Os documentos deverão ser encaminhados à secretaria do PPGCONT através de e-mail (ppgcont@ufba.br) e por correio internacional. Após o recebimento da documentação, o Colegiado do Curso irá analisar o pedido e comunicar o resultado em até em 30 dias.