Processo Seletivo

Para Brasileiros:

O curso de mestrado é franqueado a qualquer portador de título de curso de graduação realizado em instituição reconhecida pelo MEC.
 
O processo seletivo é realizado em três etapas, conforme descrito a seguir:
  • Primeira etapa – resultado do teste ANPAD de acordo com os critérios que estarão definidos no Edital de seleção (ETAPA ELIMINATÓRIA).
  • Segunda etapa – análise do perfil acadêmico do candidato que será avaliado de acordo com o Barema que constará no Edital de Seleção (ETAPA CLASSIFICATÓRIA).
  • Terceira etapa – prova objetiva envolvendo conhecimentos de Contabilidade Financeira e Contabilidade Gerencial (ETAPA ELIMINATÓRIA).
Os detalhes do processo seletivo são apresentados no EDITAL DE SELEÇÃO.

Para Estrangeiros:

O processo de seleção de candidatos estrangeiros é realizado com base nas normas da UFBA e em critérios estabelecidos pelo Colegiado do curso. Para tanto, é necessário que os interessados atendam as seguintes exigências:
 
  • ser cidadão de país com o qual o Brasil mantenha relações diplomáticas;
  • não possuir visto permanente no Brasil;
  • apresentar diploma de graduação em curso superior;
  • apresentar certificado de proficiência em língua portuguesa (Celpe-Brasil); 
  • apresentar curriculum vitae.
 
Há duas formas de ingresso de alunos estrangeiros no Curso de Mestrado em Contabilidade da UFBA:
  • Através do Programa PEC-PG, patrocinado pela CAPES e CNPq.
  • Através de processo seletivo específico realizado diretamente pelo PPGCONT/UFBA.
 
Os interessados que desejem obter uma “Carta de Aceitação” prévia deverão encaminhar para a secretaria do PPGCONT os seguintes documentos:
  • Projeto de Pesquisa (máximo de 10 páginas). O mesmo deve ser compatível com nossa linhas de pesquisa;
  • Curriculum Vitae;
  • Histórico Escolar e diploma de maior titulação obtida com consularização em Embaixada ou Consulado Brasileiro caso os cursos tenham sido realizados fora do Brasil; e
  • Carta de apresentação (máximo de 2 páginas) explicando as razões que levaram a escolher o nosso programa.
Os documentos deverão ser encaminhados à secretaria do PPGCONT através de e-mail (ppgcont@ufba.br) e por correio internacional. Após o recebimento da documentação, o Colegiado do Curso irá analisar o pedido e comunicar o resultado em até em 30 dias.