O PPGCONT é o principal formador de quadros na área contábil para as universidades e faculdades locais, incluindo as recém-criadas universidades federais no estado (Universidade Federal do Recôncavo Baiano-UFRB, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA), além das universidades estaduais baianas, bem como para os diferenciados níveis de governo e entidades da sociedade civil. O alcance e impacto nacional do Programa pode ser percebido por meio dos egressos aprovados em concursos públicos e que atuam em universidades e instituições públicas fora das fronteiras do estado da Bahia.
O NDP do PPGCONT tem uma relevante atuação na qualidade de consultores ad hoc nas agências de fomento ao ensino e pesquisa (CAPES, CNPq e FAPESB) e como membros dos Conselhos Superiores da UFBA. Noventa por cento dos professores fazem parte do corpo científico editorial de algum periódico da área. Alguns têm atuado como líderes de área em Congressos Científicos como o da ANPCONT, ANPAD e Congresso USP de Controladoria e Contabilidade.
Desde a sua criação, o Programa tem contribuído de forma significativa para a formação de quadros que atuam em diversas organizações. Aproximadamente, 91% dos egressos do PPGCONT estão atuando como servidores públicos, empreendedores, contadores, técnicos, auditores externos etc. Destes, 79% exercem atividades como docentes, 55% são servidores públicos nas três esferas de governo, ocupando funções de professores em universidade federais ou estaduais, auditores fiscais da receita federal e estadual, auditor da AGU, contadores, servidores do ministério da economia, juiz federal, analista do INSS, dentre outros. Outros 35% são professores em instituições privadas de ensino.
Faz-se importante destacar também que, ao final de 2020, aproximadamente 30,5% dos egressos deram continuidade a sua formação acadêmica em nível de doutorado, após a conclusão do seu mestrado, o que sinaliza o efeito multiplicador da Pós-graduação stricto sensu iniciada no PPGCONT/UFBA. Tais egressos concluíram, ou estão cursando, doutorado em instituições como USP, UNB, UFBA, FGV, University of Roehampton (Inglaterra) e Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Por fim, alguns egressos fazem parte do NDP de PPG, são editores chefes de periódicos, coordenadores de cursos ou chefes de departamento em instituições públicas.